A segunda fase de implementação do Studio City, projetado pela Zaha Hadid Architects em Macau, acaba de entrar em sua fase final de construção. Localizado no distrito de Cotai, o Studio City é um projeto de ampliação de um dos principais resort da região autônoma de Macau, o qual inclui novas instalações de lazer, entretenimento e hospitalidade, incluindo um dos maiores parques aquáticos de toda a Ásia. Em desenvolvimento desde 2017, o projeto desenvolvido pelo escritório Zaha Hadid Architects foi recentemente premiado no BREEAM Awards 2021, com a conclusão das obras prevista para o final do ano que vem.
Desenvolvido em colaboração com a Melco Resorts & Entertainment, o Studio City está composto por dois hotéis em altura, os quais somam juntos mais de 250.000 m², sendo 21.000 m² destes dedicados apenas à espaços comerciais e restaurantes. Formalmente, os edifícios foram concebidos de forma complementar à estrutura do resort existente, incorporando novos detalhes de influência Art Decô, formas dinâmicas, arrojadas e geométricas.
Externamente, as torres se apresentam como estruturas compostas por três camadas de diferentes graus de opacidade e fechamento, as quais respondem diretamente à abertura dos sistemas de proteção solar da fachada—permitindo filtrar a luz natural e minimizar o ganho térmico nos espaços interiores. Todos os produtos e componentes de madeira utilizados na construção provêm de florestas certificadas pela Forestry Stewardship Council.
Desde a sua inauguração em 2015, o Studio City tornou-se um dos principais resorts de Macau, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Po sua vez, o projeto de extensão concebido em parceria pela Zaha Hadid Architects a Melco Resorts & Entertainment, complementará a estrutura existente preparando-a melhor para os desafios do futuro. -- Sr. David Sisk, Diretor de Operações da Macau Resorts, Melco
Critérios de sustentabilidade foram levados em conta e influenciaram decisivamente a forma e o desenvolvimento do projeto em si, considerando que o mesmo encontra-se junto a uma área de proteção permanente de 15 hectares junto a baía de Macau. Neste sentido, a orientação e a configuração formal das torres foram concebidas de forma a facilitar e promover a iluminação e ventilação natural em todo o complexo.
Além deste, a Zaha Hadid Architects inaugurou recentemente o Infinitus Plaza no novo Distrito Central de Negócios de Baiyun, na cidade de Guangzhou, China. Acolhendo uma serie de edifícios de escritórios, centros de pesquisa, laboratórios e até um centro educacional, o projeto propõe um ambiente de trabalho centrado na conectividade e experiência dos usuários.